...e a Copa finalmente chegou!


Há 7 anos atrás o Brasil foi "escolhido" para sediar a Copa do Mundo de 2014.  Segue a história de como isso aconteceu, para refrescar a memória:

No dia 3 de Junho de 2003, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) havia anunciado que a Argentina, o Brasil e a Colômbia se candidataram à sede do evento. Em 17 de março de 2006, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela adoção do Brasil como seu único candidato.
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, disse em 4 de Julho de 2006 que, nesse caso, a Copa do Mundo de 2014 provavelmente seria sediada no país. No dia 28 de Setembro do mesmo ano, ele se encontrou com o Presidente Lula e disse que queria que o país provasse sua capacidade antes de tomar uma decisão.
No dia 13 de abril de 2007, após visitar o Maracanã (Rio de Janeiro), o Morumbi (São Paulo), o Mineirão(Belo Horizonte), e o Beira-Rio(Porto Alegre), Blatter disse que o país não tinha nenhum estádio em condições de sediar a Copa. Lula, porém, disse a jornalistas no dia 15 de setembro de 2006 que o Brasil deveria construir doze novos estádios para ser capaz de sediar a Copa.
Apesar de tudo, tanto Blatter quando o Presidente Lula estavam otimistas na reunião. O Ministro dos Esportes do Brasil, Orlando Silva, disse que "o Brasil fará o que for preciso para que a Copa seja realizada no país." O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, disse que recuperar estádios e/ou construir novos estádios seria responsabilidade da iniciativa privada.
Em maio de 2007, encerrou-se o prazo dado pela FIFA e pela CBF para que as cidades interessadas em sediar partidas do Mundial fizessem suas respectivas candidaturas. Vinte e uma cidades de dezenove estados, mais o Distrito Federal entregaram à comissão organizadora os protocolos preenchidos de acordo com o Caderno de Encargos da FIFA. Em julho de 2007 a CBF entregou na sede da FIFA em Zurique, na Suíça, os documentos da proposta, na qual apareciam as dezoito cidades selecionadas (incluída a candidatura conjunta de Recife e Olinda).
No final no mês de agosto de 2007 uma comissão formada por inspetores da FIFA esteve nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, para vistoriar pessoalmente os estádios e a infraestrutura destas cidades candidatas a sede. Além das visitas, os inspetores da FIFA assistiram às apresentações dos projetos das demais cidades candidatas.
No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014.


O tempo passou e finalmente a novela Copa do Mundo está chegando ao fim. Já as obras... bom, daí é outra novela. Houve protestos, brigas, desabafos nas redes sociais e conflitos.
Hoje, dia 12 de Junho de 2014, está começando a Copa e a população está timidamente se vestido de verde e amarelo. O sentimento nas pessoas, que tenho percebido, é de decepção. Decepção pelos mais variados motivos: obras inacabadas, políticos corruptos, exigências absurdas da FIFA, saúde pública definhando, escolas públicas de baixa qualidade, impostos altos e subindo, etc. Existe uma ansiedade pelo fim da Copa para então voltarmos a nossa vida cotidiana, sem padrão FIFA. Enfim, decepção por mais uma vez promessas não se tornarem realidade.

Kero Muito que a Copa acabe logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

google-site-verification: googlecf73f8b5938d5299.html